Read the English version of this blog post.
A excelente entrevista aconteceu de forma remota com um ar de muita cordialidade entre o entrevistador e o entrevistado. Zé Mário Sensei trajava seu Karatê-Gi no qual o escudo da IOGKF se mostra do lado esquerdo do peito. Ao fundo nota-se o shomen do Hombu Dojo (Dojo Central) da IOGKF Brasil, onde se destaca a imagem de Chojun Miyagi Sensei.
A sessão começa com Arnold, o entrevistador do canal BudoTV, perquntando sobre o início de Zé Mário nas artes marciais. O Sensei conta então um pouco da sua trajetória de vida que o trouxe até o lugar de instrutor chefe da International Okinawan Goju-Ryu Karate-do Federation (IOGKF) no Brasil.
Durante a entrevista o Sensei ressalta o lugar da IOGKF no mundo enquanto a maior organização internacional de Goju-Ryu Tradicional de Okinawa, presente em mais de 60 países. Zé Mário então explica o que é a IOGKF e o atual estado da organização aqui na Terra Brasilis. Ele diz sobre o avanço gradual da organização no Brasil, ressaltando que não possui nenhum objetivo de que a IOGKF Brasil cresça por crescer, desordenadamente.
Considero um ponto alto da entrevista o momento em que Zé Mário Sensei, ao responder uma pergunta feita por Arnold, trata sobre a distinção entre o Karatê de Okinawa e a forma de Karatê que se treina na ilha mãe do Japão -e que ganhou o mundo como um esporte para competição. Ele cita como pontos que distinguem e caracterizam o Karatê de Okinawa a prática do hojo undo (uma espécie de treino de preparação muscular com uso de equipamentos tradicionais) e a abordagem prática, aplicada à defesa pessoal, e de caráter não esportivo do Goju-Ryu de Okinawa. Destacando que, por consequência de influências chinesas esta é uma arte que objetiva o confronto aproximado visando pontos específicos do corpo do agressor para neutralizar seu ímpeto violento.
Com linguagem direta e simples a entrevista é um ponto de partida esclarecedor para os que querem conhecer sobre o Karatê Goju-Ryu de Okinawa e sobre a IOGKF Brasil. Ao final da entrevista Zé Mário Sensei diz que a IOGKF está aberta para receber os interessados. Caso a entrevista desperte em você a vontade de iniciar a prática no Goju-Ryu de Okinawa da IOGKF contacte diretamente o Hombu Dojo da organização no Brasil no estado do Espírito Santo ou os dojos filiados citados pelo Sensei no vídeo, localizados nas cidades de Belo Horizonte (Centro de Karatê Goju-Ryu Tradicional ou a Fight Studio); Carmo do Rio Claro (no sul de Minas Gerais CT Carmo Fight); em Lavras-MG e na cidade do Rio de Janeiro no (CT Dojo).
Kon'nichiwa!
Comments