top of page

O que se vê lá do alto da serra? Gasshuku IOGKF Brasil Carmo do Rio Claro 2024

Atualizado: 22 de jun.

Como a energia contida no kiai das crianças, maio de 2024 termina renovando o espírito da IOGKF Brasil. Estamos todos contentes, satisfeitos, por participar do Gasshuku de padronização, ministrado pelo representante da organização no Brasil, nosso Instrutor Chefe, Zé Mário Monteiro Sensei, na cidade de Carmo do Rio Claro, aqui em nossa querida Minas Gerais.





Tal qual o cuidado dos pais ao ensinar os filhos os primeiros passos, a escolha do programa de treinos por Zé Mário Sensei deixou claro o objetivo do evento. Os detalhes repassados aos instrutores e demais membros sobre a execução de técnicas básicas de jumbi undo,  a ênfase na técnica de mawashi uke, tai otoshi, tai sabaki dentre outros elementos e princípios do Karatê okinawano da IOGKF. Foi um treino do básico, sim básico! Ora, mas jamais devemos confundir o básico como aquilo sem importância. Nosso instrutor deixou isso muito claro nas sessões do último dia, “treinem como kihon”. 


É necessário entender o básico no seu sentido primordial, para tirar máximo proveito do nosso último Gasshuku. Básico é base, aquilo que é fundamental. Nesse sentido, os treinos que tivemos nos três dias que passamos em Carmo do Rio Claro, mostrou a estrutura robusta dos alicerces de alguns princípios e técnicas fundamentais do Karatê Goju-Ryu IOGKF.


É possível imaginar o objetivo a ser alcançado na prática do karatê, contudo ele é como um distante o pico  de uma montanha a ser conquistado visualizado ao longe. É preciso dedicação, esforço incansável  e perseverança para escalar a montanha e se aproximar do inatingível cume.


Aqui o que mais vale é a própria escalada.




64 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page