Este ano a IOGKF ganhou um dos melhores presentes que poderia desejar: uma nova casa no Brasil. Nosso Honbu Dojo (dojo sede) migrou da pequena Guriri-ES para a capital do estado, em Vitória.
Kominka, foi o nome escolhido pelo casal Zé Mário Sensei (Instrutor Chefe IOGKF Brasil) e Rosi Sensei para nosso novo Dojo, é a denominação para pequenas casas de Okinawa, construidas principalmente em madeira antes da Segunda Guerra Mundial.
Foi assim, a madeira e a próprio braço que a família Monteiro edificou, como se aceitasse um desafio, o Honbu Dojo da IOGKF Brasil. Mas qual a motivação por trás dessa empreitada?
Vou tentar explicar:
Nosso Instrutor Chefe teve uma oportunidade de, junto a uma comitiva brasileira (a qual integravam também Rosi Sensei e Carol Sensei), viver em Okinawa, Japão, por mais de um mês como bolsista de um programa para a promoção do karatê tradicional de Okinawa, como patrimônio cultural imaterial da Unesco, patrocinada pelo Governo Japonês. E foi durante essa imersão cultural em Okinawa que ele ficou tocado com a beleza da simplicidade de uma Kominka ao visitar o Museu da Prefeitura de Naha, capital da Ilha de Okinawa, onde há uma Kominka exposta. Imagino o quão impactante deve ter sido para ele a arquitetura daquela humilde casa, a ponto de ficar gravada, em alto relevo, na memória do Sensei. Kominka.
Foi como um ato de gratidão a "amabilidade, carinho e receptividade" que receberam do povo de Okinawa, que o casal Zé Mário e Rosi decidiram deixar Guriri onde tinham uma vida estabelecida e partir para Vitória. O objetivo maior deles com a desafiadora mudança foi o “de difundir o Karate Goju-ryu tradicional okinawano” e também transmitir ao público brasileiro "toda beleza da Ilha de Okinawa, do seu povo e da sua maravilhosa cultura". A construção do novo dojo sede foi fruto desse desejo.
Toda essa energia resultou no que, pessoalmente acredito ser, um divisor de águas na história da IOGKF Brasil. Permitam-me, vou ser repetitivo: Kominka Dojo é o honbu dojo (sede) da IOGKF no Brasil. É a representação da IOGKF - International Okinawan Goju-ryu Karate-do Federation, maior organização mundial de Karate Goju Ryu okinawano.
A edificação resulta de ato de coragem e nobreza que certamente será retribuído com o frescor de bons ventos e boaventura. Ser casa velha não faz da Kominka representação do obsoleto, do antigo ou do ultrapassado. Ora, se a casa velha, depois de passar por tantos intemperes, ainda está de pé ela é força de perseverança, é abrigo e acolhida resistente aos efeitos dos tempos.
As vezes é necessário lançar-se ao vazio.
Comments