top of page

Kihon por que e quão bom ele é para você?

Atualizado: 2 de jan.





Texto original por Torben Svendsen Sensei – 7° Dan IOGKF Dinamarca. Tradução livre e grifos por C. Galdino (Instrutor da IOGKF Brasil). Você já esteve pela natureza sentado por alguns momentos, deixando os pensamentos a vagar?


No começo [desta experiência] você pode pensar que enxerga todas as coisas que estão ali em frente à você e começar a ficar entediado por estar olhando sempre para as mesmas coisas…mas se você supperar o tédio e se sentar um pouco mais afastado começará a observar detalhes. Você poderá ver uma árvoe diferente, um arbusto diferente, até mesmo um animal pode aparecer… No Karatê o Kihon [Treino básico] não é muito diferente disso. No processo do trenio de Kihon é quase inevitável que você se entedie, que sua mente vagueie e de que você sentirá um forte desejo de fazer outra coisa… algo mais divertido ou menos entediante… Apenas continue.

Sua Psiquê

O Kihon te ensina os fundamentos do karatê, o básico, são os alicerces da sua “casa de Karatê”. Através deste treino [kihon] você alcançará grande força física, melhor precisão, melhores reflexos e a habilidade de concentrar sua força no momento do impacto [kime]. O treino efetivo de Kihon também o ajudará a evitar lesões. As numerosas repetições são importantes para criar uma resposta natural do corpo. Consciência e Tédio Você pode achar entediante fazer a mesma coisa repetidas vezes, mas se abrir a sua mente, seus sentidos e sua curiosidade, você começará a se abrir para uma maior e mais profunda compreenção das técnicas básicas e modos de se mover no Karatê. Isto é tão importante para os novatos quanto para os karate-kas mais avançados. Os iniciantes devem aprender novas maneiras de usar o corpo e isto requer milhares de repetições de cada umas das técnicas. Os praticantes avançados devem manter o polimento e o refinamento das técnicas afim de dominá-las por completo.


Atente-se de que o tédio pode aparecer de formas diferentes. Especialmente se a técnica for relativamente nova para você, depois de uma ceta quantidade de repetições, deverá começar a se sentir-se entediado… bem, este é o tempo de continuar… Caso seja um praticante avançado e a técnica for bem conhecida para você e se você tiver repetido esta técnica várias vezes, neste ponto frequentemente há também uma sensação de tédio. Você começa a perder a atenção no que está fazendo porque “ você já sabe isto tão bem”. Este é frequentemente o ponto em que você fica desleixado, se esquece de pequenos detalhes e começa a errar. Não importa se você é um iniciante ou um praticante muito avançado, a coisa mais importante que deve treinar é a sua consciência [ou estado de alerta, atenção]. Isto, de fato, não é diferente em nossas vidas cotidianas… todos os dias temos que estar conscientes do que estamos realmente fazendo ou então a vida esta a passar por nós.


Focar na técnica de Kihon é um modo muito benéfico de treinar a sua consciência e também podemos aprender que as coisas triviais da vida talvez não sejam tão ruins ou chatas e de que [com elas] podemos ganhar sabedoria se formos curiosos e atentos [conscientes]. O Benefício Mental As técnicas de Kihon devem ser “simples”* (e ainda avançadas o suficiente para desafiar o seu cérebro) de modo que você pode fazê-las repetidamente sem ter que pensar no que faz... Deste modo você pode alcançar um ponto em que seu cérebro pode se desligar e ainda sim estar consciente enquanto o corpo faz o trabalho. A tarefa de coordenar as mãos os pés e tanden… o corpo todo em cada técnica é muito benéfico para o desenvolvimento e para manter células cerebrais “vivas”.

Visualizar oponentes ou outros obstáculos enquanto executa as técnicas de kihon ajuda você a ficar mais forte, bem como mais preciso e focado.


Permitir que o cérebro esteja em fluxo livre [free flow] enquanto se executa numerosas repetições de técnicas apesar da exaustão, autopiedade e o desejo de desistir pode revelar uma dimensão profunda de vocẽ mesmo, um vazio ou um sentimento zen. Você não conseguirá chegar a este estado se desistir.

Uma coisa importante a se notar e que o ajudará a construir força mental e persistência, é manter as promessas que você faz para você mesmo. Quando você determina um certo número de repetições, deve seguir a determinação, mesmo além do ponto em que sente vontade de desistir.

Quando você faz uma promessa a você mesmo você deve mantê-la… Se você não pode confiar em suas próprias promessas como você poderá confiar nos outros ou esperar que os outros confiem em você?

*Kihon simples na verdade não é tão simples assim. Por exemplo: Um Age Uke [defesa para cima] em Heiko dachi; os braços estão cruzados na frente do peito, um braço sobe e para logo acima da cabeça, um punho na frente da testa, o outro desce [em hikite]. Os braços giram em direções opostas. Os pés são paralelos e aterrados, os joelhos dobrados. No momento do impacto o Tanden está apertado. Esses e outros pequenos pontos precisam ser cuidados por nosso cérebro, sistema nervoso e corpo… Na verdade, é uma tarefa complexa quando você pensa em tudo isso.


Um pouco de cálculo Tem-se dito que para dominar algo vocẽ deve executar 10.000 repetições… Então vamos fazer uns cálculos para ver o quanto 10.000 realmente é? Por exemplo, se você faz 100 Age Uke todos os dias, então levará aproximadamente 6 meses para que cada um dos seus braços tenha feito 10.000 Age Uke.

Agora pense sobre o seu Kata. Quantas repetições de um Kata em particular você pode fazer todos os dias? Vamos supor que você faça 10 dele todos os dias, então você deverá fazer este kata por dois anos e oito meses [até que sejam feitas 10.000 repetições]. No Goju-Ryu temos apenas 13 katas, prevejo que é o suficiente para toda uma vida [até que sejam feitas 10.000 repetições]!


Prepare-se para a defesa pessoal – Prepare-se para a luta Ao continuar além do tédio, além do trivial, além das desculpas de sua mente para parar, além de sua autopiedade, além do ponto onde você está exausto, além do ponto onde você pensa que não pode ir mais longe, além do desconforto, você terá oportunidade de se abrir para um “vazio”, um sentimento zen.

Este é um modo de vencer os seus próprios limites de um modo seguro. … Isto é a sua verdadeira habilidade de luta continuando mesmo que em desconforto. Uma luta também não é confortável. Nunca desista - Nana korobi Ya oki.

(Caia sete vezes, levante-se oito vezes)



38 visualizações2 comentários

2 Comments


Unknown member
May 23, 2023

Muito bom r instrutivo!

Like

Unknown member
May 23, 2023

Muito bom e instrutivo!

Like
bottom of page