top of page

Jumbi undo: O "aquecimento" do Karatê Goju-Ryu de Okinawa

Atualizado: 12 de mar.

É prática rotineira nos treinos de Karatê, assim como em qualquer atividade de educação física ou esportiva, a execução de exercícios de aquecimento pré-treino. No Karatê Goju-Ryu okinawano, não é diferente! Existe um método tradicional próprio para realizar o "aquecimento" (atenção às aspas!), denominado de Jumbi (ou Yumbi) Undo.



Jumbi undo, em uma tradução literal, significa exercícios preparatórios. Chojun Miyagi Sensei, um grande estudioso do funcionamento do corpo humano, foi o responsável por sistematizar essa forma de treino. Miyagi Sensei associou exercícios de yoga com outros do próprio Karatê, criando um método de preparação para que o praticante estivesse em plena forma ao iniciar o "treino do karatê" propriamente dito. Mas esse sistema de preparação do corpo vai muito mais além do que simplesmente uma atividade de aquecimento!

No jumbi undo já se inicia a prática de princípios básicos de autodefesa [1], sendo ele a base para o aperfeiçoamento das técnicas de Karatê [2]. Além disso, os exercícios do jumbi undo previnem lesões e auxiliam no desenvolvimento de velocidade e flexibilidade [2], atributos importantes para a plena aplicação das técnicas.

A importância do Jumbi undo se torna evidente quando voltamos no tempo (mais uma de nossas viagens ao tempo!). Há relatos de que nos primórdios do Karatê os iniciantes precisavam praticar o jumbi undo por até um ano antes de serem oficialmente aceitos no dojo.

Essa forma de preparação para os treinos no Goju-Ryu de Okinawa é uma das características que o distinguem marcantemente do Karatê esportivo. Não executamos apenas um exercício de aquecimento, mas nos preparamos com karatê para a prática do próprio karatê. Pode parecer redundante, mas é isso mesmo! Compartilho nosso instrutor Chefe T. Nakamura Sensei fazendo jumbi undo em uma aula online




Os dojos IOGKF são como repositórios dessa prática ancestral. Neles se pratica a forma de jumbi undo como ensinda por Chojun Miyagi Sensei e repassada aos nossos mestres.

Caso tenha ficado interessado, procure os dojos da IOGKF Brasil, uma organização internacional dedicada à preservação do Karatê Goju-Ryu de Okinawa.


No Brasil A IOGKF é representada pelo Instrutor Chefe Zé Mário Monteiro Sensei. Você pode contactá-lo diretamente no Honbu Dojo da organização no Brasil no estado do Espírito Santo. Também pode procurar pelos dojos afiliados, localizados nas cidades de Belo Horizonte (Centro de Karatê Goju-Ryu Tradicional ou a Fight Studio); Carmo do Rio Claro (no sul de Minas Gerais CT Carmo Fight); em Lavras-MG e na cidade do Rio de Janeiro (no CT Dojo).

Referências: 1-Nakamura T. Personal Communication in Gasshuku 2022. 2- Hiagaonna M. 1985. Traditional Karate-DO - Okinawa Goju Ryu Vol. 1 Fundamental Techniques. Sugawara Martial Arts Institute 169 p.



54 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page